Filmes de qualidade ligados à magia e ao sobrenatural, que nos façam refletir e sonhar.
Bem-vindo à seção Vídeo Zen. Todo mês, dicas transcendentais de filmes em VHS e DVD pra você se abastecer em sua locadora favorita.

The Longest Journey

Prá variar um pouco, que tal um Video Game Zen este mês?
The Longest Journey
é considerado pela crítica especializada e por gamers um dos melhores jogos de aventuras de todos os tempos. Você é o jogador que controla a protagonista April Ryan. Ela é uma jovem e independente artista que batalha seu espaço na futurística cidade de Newport, no século 23. Sua vida, embora pouco glamurosa, parece a de qualquer jovem normal e rebelde com vinte e poucos anos. Trabalha num restaurante para pagar o aluguel do seu quarto, estuda numa academia de arte, e se diverte com os amigos.

Certa noite, ao dormir, April imerge em um estranho sonho: um ser mitológico na forma de um dragão branco lhe fala da existência de dois universos paralelos e interligados: Stark, que seria o correspondente ao nosso planeta Terra, e Arcadia, um mundo perdido no tempo, caracterizado pela ausência de tecnologia e pelo largo uso de feitiços e magia no dia-a-dia. Um mundo poético, bucólico e relativamente pacífico, que seria quase um oposto de Stark com seu consumismo selvagem, guerras e competitividade.
No sonho, April aprende que ambos os mundos são interligados por um portal, chamado o Balanço, que zela pelo equilíbrio de todo universo. Ela é advertida que esse portal encontra-se ameaçado pelo Caos, e que ela, April, terá um papel importante a desempenhar para salvar ambos os mundos. Ao acordar, a moça acredita ter passado por um pesadelo quando então conhece um misterioso personagem chamado Cortez.
Ele explica que April é uma Shifter , uma pessoa com o dom de viajar de um para outro mundo e que esta capacidade já estava definida no destino dela há milhares de anos. April vai parar então em Arcádia e começa a viver uma extraordinária aventura, conhecendo lugares incríveis e os mais estranhos personagens!
O game traz mais de 150 locações diferentes entre os dois mundos, mais de 50 personagens falantes que interagem com a protagonista e entre si e, o que é melhor: não há armas, nem tiros nem explosões.
O principal recurso de April (e do jogador) é o cérebro pois, a cada capítulo há vários pequenos mistérios a resolver que contribuem para April avançar em sua jornada. É um jogo extremamente bonito, bem feito e inteligente.
April é bonita, divertida, bem- humorada, e todos os diálogos trazem uma marca de humor e sofisticação como nos melhores filmes. Ah, tem uma cativante trilha sonora também que embala esta jornada única.
The Longest Journey
foi criado e desenvolvido na Noruega, o que pode explicar um pouco sua mitologia muito peculiar, recheada de lugares e personagens fantásticos. Foi um dos melhores games que eu já joguei. É indicado para idades acima de 17 anos e é um verdadeiro alívio em relação aos games atuais onde tudo que o jogador tem a fazer é atirar ou trucidar qualquer coisa que se move.
Fabricante: Funcom. Ano: 2000. Faça o download de demonstração e veja por si mesmo o encanto deste game http://www.steampowered.com/v/index.php?area=game&AppId=6310&l=portuguese&cc=CA