Filmes de qualidade ligados à magia e ao sobrenatural, que nos façam refletir e sonhar.
Bem-vindo à seção Vídeo Zen. Todo mês, dicas transcendentais de filmes em VHS e DVD pra você se abastecer em sua locadora favorita.

SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO

Escrita para ser representada durante os festejos de um casamento da nobreza, lá pelos idos do séc. XVI, Sonho de Uma Noite de Verão é uma prova incontestável da ligação do seu autor William Shakespeare com o mundo invisível.
Em nenhuma outra peça encontramos tantos elementos do mundo sobrenatural e mitológico reunidos.
Lá estão Titânia, Rainha das Fadas, seu marido Oberon, Rei dos Elfos, o duende Puck, responsável pelas "armações" e traquinagens, Hipólita, Rainha das Amazonas, Teseu, herói da mitologia, além de Flor-de-Ervilha, Traça-de-Aranha e Semente-de-Mostarda, fadas da floresta, ajudantes de Titânia.

Todos estes personagens fantásticos se movimentam em um ambiente de sonho, um bosque próximo a Atenas, perto do palácio de Teseu onde ocorrem os preparativos para o casamento do herói com Hipólita.
O amor é o elo que empresta unidade à peça.
No começo da estória constatamos o sofrimento da doce mortal Helena, desprezada por Demétrio, o qual enfrenta o rival Lisandro pelo amor da bela Hérmia.
No mundo encantado, descobrimos também que o Rei e a Rainha das Fadas estão brigados.
Só os laços do amor, com a inestimável ajuda do travesso duende Puck e dos encantamentos de seu mestre Oberon, poderão unir tantos corações partidos novamente.
A versão para o cinema é extremamente feliz, dando vida, cor e graça ao ambiente imaginado por Shakespeare.
Além disso, o filme é abrilhantado pela presença de astros e estrelas de primeira grandeza: Michelle Pfeiffer como Rainha das Fadas, Sophie Marceau como Hipólita e por Kevin Kline, como o humilde artesão que com seus companheiros encenam uma hilária representação do mito de Píramo e Tisbe durante a cerimônia de casamento.
Quem curte o seriado Ally McBeal irá gostar de rever Calista Flockhart como a apaixonada Helena.
Tal como na peça, o filme é repleto de poesia, bom humor e encontros e desencontros.
Tudo isso ocorre numa noite especial às vésperas do casamento.
Sonho de Uma Noite de Verão é um grande filme, cujo mérito principal foi permanecer fiel às intenções do autor.
Pegue logo em sua locadora, em VHS ou DVD.
É diversão garantida, e além disso, talvez seja a melhor maneira de apresentar Shakespeare aos seus filhos adolescentes. 1999.
120 minutos.