Filmes de qualidade ligados à magia e ao sobrenatural, que nos façam refletir e sonhar.
Bem-vindo à seção Vídeo Zen. Todo mês, dicas transcendentais de filmes em VHS e DVD pra você se abastecer em sua locadora favorita.

Quem Somos Nós
Filme singular que se vale de narrativa anti-convencional para nos apresentar o despertar do ser humano contemporâneo diante de uma realidade bem maior que a sugerida por nossos cinco sentidos.
Com narrativa de documentário, somos apresentados ao cotidiano de Amanda, interpretada por Marlee Matlin – atriz com deficiência auditiva que ganhou o Oscar pelo filme Filhos do Silêncio , em 1986.
Amanda está no meio de uma crise que a leva a contestar tudo que aprendeu, todos os conceitos que fazem com que nossa vida pareça “normal” e “real”.
“Por que continuo tendo os mesmos relacionamentos? Vivendo as mesmas experiências? Alimentando os mesmos sentimentos? Existem outras realidades? Até que ponto eu criei esta em que vivo? Até onde posso chegar?”
São perguntas que começam a persegui-la, em seu cotidiano comum e previsível.
Como se a Vida respondesse a seus questionamentos, novas experiências começam a surgir na vida de Amanda. Acontecimentos caóticos, personagens surpreendentes, situações fora de controle. Ela começa, paradoxalmente, a encontrar uma luz nesse turbilhão todo. Começa a perceber o erro em apostar apenas na realidade do mundo exterior.
O filme, a partir daí, introduz depoimentos reais de 14 convidados entre filósofos, cientistas e místicos que, como que recriando o “Coro Grego” das peças teatrais clássicas, explica, debate, esclarece, questiona o que acontece com a personagem do filme e sua visão do mundo, que começa a se modificar.
Tais depoimentos introduzem para o espectador os últimos avanços da ciência moderna, baseados na física quântica - que expande os limites da física clássica - e serão uma constante até o final do filme. Esse grupo contemporâneo de notáveis também debate a história do pensamento, as grandes questões filosóficas, religiosas, espirituais que sempre acompanharam o ser humano.
Conforme o filme avança, os conceitos de ciência e religião parecem se fundir, dando ao personagem Amanda e ao espectador mais elementos para reformular suas idéias sobre o que é a realidade. A busca de Amanda prossegue, agora em meio a animações que desvendam o funcionamento do cérebro humano, mostrando sua forma de reagir a diferentes eventos.
Cientistas e místicos concordam: para nosso cérebro, o real está não só naquilo que é observado mas também no que é imaginado. Onde então situar a realidade? Como enxergar além da ponta do iceberg. A resposta é clara. Expandindo a mente, reformulando conceitos. Assista “Quem Somos Nós?”, tradução de “What the Bleep do we Know?” e tire suas próprias conclusões.
Duração: 108 minutos. 2005.