Filmes de qualidade ligados à magia e ao sobrenatural, que nos façam refletir e sonhar.
Bem-vindo à seção Vídeo Zen. Todo mês, dicas transcendentais de filmes em VHS e DVD pra você se abastecer em sua locadora favorita.

Os Fantasmas se Divertem

O sucesso deste filme de orçamento médio (para os padrões americanos) foi tal que permitiu ao diretor Tim Burton ser convidado a dirigir o primeiro "Batman" alguns anos depois.

Geena Davis e Alec Baldwin interpretam Bárbara e Adam, um casal que morre em um acidente de carro e passa a ter experiências de vida após a morte.

Ao invés de se libertarem rumo a novos planos existenciais, o casal decide continuar morando na casa que habitavam quando vivos.
Para seu desespero, a casa é vendida para uma família que pretende, através de reformas e um duvidoso gosto para decoração, remodelá-la totalmente. Inexperientes em sua nova condição, Adam e Barbara se mostram incapazes de expulsarem os indesejados inquilinos com seus sustos.

Apenas são notados por Lydia, filha adolescente do casal, que se mostra mais interessada que assustada.
A solução é apelar para Beetlejuice (Michael Keaton), um fantasma extravagante que se auto-denomina
"bio-exorcista", isto é, exorcista dos vivos.
Com métodos um tanto duvidosos, ele promete reestabelecer a paz na casa de Adam e Bárbara.
Mas, será que valerá a pena?
Sempre tendendo para a comédia," Os Fantasmas se Divertem" traz diversas situações e interpretações do que acontece do lado de lá.
A seqüência em que o casal vai se aconselhar em uma espécie de centro de orientação é muito boa, mostrando espíritos em diversas condições.
A melhor parte, a meu ver, é quando, orientados por Beetlejuice, o casal resolve improvisar um número musical para tentar assustar de verdade os moradores da casa durante um jantar importante.
A tímida e soturna Lydia acabará sendo peça-chave para devolver a paz aos vivos e aos mortos.
Leve, despretensioso, com efeitos especiais na medida certa, o filme é uma boa pedida para quem gosta do gênero "terrir".

DVD. 1988. 92 minutos.