Filmes de qualidade ligados à magia e ao sobrenatural, que nos façam refletir e sonhar.
Bem-vindo à seção Vídeo Zen. Todo mês, dicas transcendentais de filmes em VHS e DVD pra você se abastecer em sua locadora favorita.


O Fantasma de Canterville

Clássico conto da literatura inglesa, "O Fantasma de Canterville" já foi adaptado algumas vêzes para o cinema, com razoável sucesso.
O filme apresenta uma família americana dos tempos atuais que acaba de se mudar para a Europa e vai morar em um típico castelo medieval. O problema é que o castelo já está habitado por Sir Simon de Canterville.
Detalhe: ele tem cerca de 400 anos e fará tudo para expulsar os invasores de seus domínios.
Após algumas semanas de terror ouvindo correntes, gemidos e presenciando fatos sobrenaturais, a família está prestes a desistir do lugar quando entra em ação Virgínia, a filha mais nova do casal americano. Graças à sua persistência, coragem e doçura, a menina descobre que há algo mais por trás do comportamento mal-educado de Sir Simon.

Um terrível segredo que o condenou a vagar como fantasma.
Entre um susto e outro, mas sempre apoiado em um clima leve e bem humorado, o filme nos leva, pouco a pouco, para a descoberta do mistério, sempre guiados por Virgínia.
"O Fantasma de Canterville" saiu da imaginação do escritor Oscar Wilde, conhecido principalmente pelo romance
"O Retrato de Dorian Grey". Em "O Fantasma de Canterville", Wilde se dedica a um de seus exercícios prediletos: ironizar os hábitos e costumes dos turistas americanos, vistos em sua época como novos ricos e incapazes de apreciar arte e cultura (no que foi seguido anos depois pelos humoristas do Monty Python).
Nesta versão recente, temos o ator Patrick Stewart , capitão da Enterprise, da nova geração de Jornada nas Estrelas, no papel do atormentado Sir Simon de Canterville. No papel de Virgínia, também um rosto conhecido: a bela Neve Campbell, atriz do seriado "Party Of Five" .
Ambos emprestam a graça e leveza requerida a seus personagens, o que, somando-se a produção caprichada e boa direção, fazem deste filme uma boa opção em sua próxima visita à locadora.

Ano: 2000.
DVD. 110 minutos.