Filmes de qualidade ligados à magia e ao sobrenatural, que nos façam refletir e sonhar.
Bem-vindo à seção Vídeo Zen. Todo mês, dicas transcendentais de filmes em VHS e DVD pra você se abastecer em sua locadora favorita.

O Estranho Caminho de Santiago

Todo ano, milhares de turistas do mundo todo se dirigem à Galícia, na Espanha para vivenciar uma experiência mística: percorrer cerca de 741 quilômetros de uma trilha bela e irregular, cortando bosques, riachos, pontes e antigas ruínas, e que termina por desembocar na cidade de Compostela.

Ali repousam os restos do apóstolo Tiago, cuja peregrinação pela região após a morte de Jesus deu origem ao conhecido Caminho de Santigo. Cada pessoa tem um objetivo, uma visão, um ponto de vista. A cada uma, a rota fala de uma certa maneira.

Em 1969, o cineasta espanhol Luis Buñuel resolve abordar o tema, a partir das deventuras de dois andarilhos pela trilha. Até aí nada demais não fosse Buñuel – falecido em 1983 – um dos expoentes do Surrealismo, movimento artístico surgido em Paris no início do século XX que defende o inconsciente como base de toda manifestação de arte, seja na pintura, música, cinema, poesia, fotografia, etc.

Iconoclasta, questionador, irreverente, Buñuel sempre utiliza em sua vasta cinematografia elementos do desconhecido, dos sonhos, para passar seu recado. Não foi diferente com O Estranho Caminho de Santiago , onde mistérios do catolicismo como a Santíssima Trindade, a Origem do Mal, o Livre-Arbítrio, os Milagres Bíblicos são analisados por um ângulo jamais visto, sempre tendo como protagonistas dois vagabundos sem objetivo na vida.

Beleza, poesia, heresia se desdobram à nossa frente numa sucessão de eventos que procuram menos explicar que provocar mais e mais questões.

Embarque nessa jornada surpreendente e descubra novas rotas existenciais sob a tutela de um dos maiores cineastas do século passado.

Título original: La Vóie lactée. Produção francesa-teuto-italiana. Idioma falado: francês.
1969. DVD e VHS.
98 minutos.