Filmes de qualidade ligados à magia e ao sobrenatural, que nos façam refletir e sonhar.
Bem-vindo à seção Vídeo Zen. Todo mês, dicas transcendentais de filmes em VHS e DVD pra você se abastecer em sua locadora favorita.

KUNDUN

A invasão do Tibete pela China Comunista em 1950 foi um dos fatos marcantes do século XX. Tal fato serviu para a cultura ocidental tomar conhecimento de um grande líder espiritual e político: o Dalai Lama.

Com o filme Kundun , o consagrado diretor Martin Scorcese tenta nos aproximar ainda mais da vida deste grande personagem, revelando com esmero visual e fidelidade histórica a biografia de Tenzin Gyatso, o 14º e atual Dalai Lama.

Após a morte do 13º Dalai Lama, em 1933, um menino com apenas dois anos, filho de humildes camponeses, é identificado como reencarnação da antiga sumidade. Preparado desde cedo para ser chefe de estado, o menino

vai crescendo e mostrando um lado humano e espiritualizado, características que permanecem mesmo após seu país ser invadido pela China, obrigando-o a se exilar para a Índia, onde vive até hoje.

Liderança serena, pacífica, sem ódio, o Dalai Lama comanda até hoje uma política de apaziguamento com seus vizinhos belicosos. Kundun é um drama político com ar de documentário que a muitos pode parecer de difícil digestão. Mas, o contato com a cultura tibetana, com seus hábitos e costumes quase extintos nos dias de hoje, a beleza das paisagens, dos templos, bem como a vida inusitada, bela e sofrida do líder maior do Tibete merecem, sem dúvida, uma boa atenção.

Kundun foi indicado a 4 Oscars, entre eles, Melhor Música, de Philip Glass, e Melhor Fotografia. 1997.135 minutos.