Filmes de qualidade ligados à magia e ao sobrenatural, que nos façam refletir e sonhar.
Bem-vindo à seção Vídeo Zen. Todo mês, dicas transcendentais de filmes em VHS e DVD pra você se abastecer em sua locadora favorita.

Jesus de Nazaré

Diretor de ópera na década de 50, o italiano Franco Zeffirelli levou para as telas do cinema toda a suntuosidade destes espetáculos. Cenários suntuosos, figurinos deslumbrantes, trilha sonora pontuando dramas imortais, tudo isso pôde ser visto em filmes como Romeu e Julieta, Irmão Sol, Irmã Lua , e sobretudo em Jesus de Nazaré , uma de suas obras mais marcantes. O filme continua sendo aclamado pelo público até hoje, 30 anos após seu lançamento em 1977, e é considerado pela crítica como o mais completo já feito sobre a vida de Jesus Cristo.
A primeira hora do filme mostra a Palestina daquele tempo e os principais eventos que antecederam o nascimento de Jesus. Maria, interpretada por Olivia Hussey (mesma intérprete de Julieta e Clara nos filmes citados acima), recebe a visita do anjo que anuncia a vinda de Jesus e sua concepção imaculada.
As dúvidas e a conformação de José, a fuga para o Egito para fugir à perseguição de Herodes, o nascimento do redentor da humanidade num humilde celeiro. Toda esta primeira parte nos envolve nesse sentido. Embalado pela trilha sonora de Maurice Jarre e por locações belíssimas, o filme avança no tempo mostrando o encontro de Jesus e João Batista, o batismo do primeiro nas águas do rio Jordão, e o início enfim do ministério do Filho do Homem sobre a terra. O ator Robert Powell interpreta um Jesus cheio de compaixão e bastante cativante. Nessa parte, o cineasta teve a felicidade de revelar como Jesus foi arrebanhando seus apóstolos, homens rudes, simples e até desconfiados. A cura de leprosos e doentes, o encontro com Maria Madalena, a ressurreição de Lázaro, a multiplicação dos peixes e vinho, a cura do servo do centurião, a última ceia, a traição de Judas, a flagelação e crucificação, a ressurreição. Todos os elementos que abrilhantaram a vida deste Ser incomum são mostrados em detalhes ao longo de 6 horas. Os efeitos especiais podem parecer simples para os dias de hoje, mas em nada obscurecem a narrativa e a mensagem de amor que Ele nos deixou. Na época em que se comemora seu aniversário, tão grande homem parece esquecido pelos meios de comunicação, pela propaganda. Mas sua grandeza, suas lições, seu amor, estarão sempre conosco, mesmo que não tenhamos consciência disso.
6 horas de duração. 1977.