Filmes de qualidade ligados à magia e ao sobrenatural, que nos façam refletir e sonhar.
Bem-vindo à seção Vídeo Zen. Todo mês, dicas transcendentais de filmes em VHS e DVD pra você se abastecer em sua locadora favorita.

Irmão Sol, Irmã Lua

Tendo iniciado sua carreira como produtor e diretor de óperas, o italiano Franco Zefirelli debutou no cinema em 1967 dirigindo Elizabeth Taylor. Trazendo das montagens das óperas o gosto pela exuberância visual e sonora, logo imprimiu sua marca em dramas, musicais e versões cinematográfica de óperas italianas.
Adorado pelo público, sempre teve dificuldade com a crítica com suas montagens grandiosas de histórias clássicas que irritavam os puristas. O principal é que se trata de um “autor”, com marca pessoal que deixou sucessos eternos para a história do cinema como “O Campeão”, “Romeu e Julieta”, Othelo”, “Jesus de Nazareth”, “Hamlet” (com Mel Gibson no papel principal). Com sua apurada direção de arte como marca, é impossível ficar indiferente a um filme de Franco Zefirelli.

Em 1972, misturando cenários com locações naturais, o diretor procurou captar o espírito da singela mas iluminada existência do “poverello” de Assis. Nascia “Irmão Sol, Irmão Lua” (Brother Sun, Sister Moon) que exprime de forma poética e musical as biografias de Santa Clara e São Francisco.
O amor de São Francisco pela natureza e pelos animais, sua desistência das posses materiais, sua infância e adolescência como filho de rico comerciante, sua frustrada experiência como soldado nas Cruzadas, sua amizade com a menina Clara, sua autêntica alma gêmea, os esforços para fundar a Ordem dos Franciscanos, a incompreensão popular...tudo está lá, numa narrativa original, pontuada por cenários arrebatadores e musicada pela voz do (então famoso) cantor pop Donovan.
Um filme para se assistir com espírito leve e desarmado. Curiosidade. O diretor usou atores desconhecidos nesta filmagem, sendo a maioria de nacionalidade inglesa não italiana.
Alec Guiness faz uma ponta interpretando o Papa.

1972. 121 minutos. VHS e DVD.