Filmes de qualidade ligados à magia e ao sobrenatural, que nos façam refletir e sonhar.
Bem-vindo à seção Vídeo Zen. Todo mês, dicas transcendentais de filmes em VHS e DVD pra você se abastecer em sua locadora favorita.

Ghost

Este romance sobrenatural encantou o mundo em 1990. Também elevou às alturas a popularidade de Demi Moore e Patrick Swayze, além de dar a Whoopi Goldberg o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.
Sam (Patrick Swayze) e Molly (Demi Moore) formam um casal na plenitude da juventude e da felicidade. Certo dia, ao voltarem a pé de uma representação de Hamlet, Sam se atraca com um ladrão e é morto com um tiro diante dos incrédulos olhos de Molly.

O corpo de Sam morre, mas não seu espírito que, esgazeado, procura entender o que se passou como se ainda estivesse na Terra. Ele tenta se comunicar com Molly que, estranhamente não o vê nem ouve mais. Sam compreende tudo quando finalmente se vê diante do seu corpo inerte.

Mas, o que fazer nesta nova condição? Após se descobrir com nova percepção e poderes – como atravessar paredes - Sam procura o antigo trabalho e descobre estarrecido que sua morte fora encomendada por seu melhor amigo, Carl, temeroso de que Sam levasse adiante uma investigação sobre um golpe contra a empresa.
O pior não é isso. Um livro de contas incriminador permanece na casa agora ocupada só por Molly.
Carl terá que recuperar este livro e Sam o ouve dizer ao capanga que fará o que for preciso, até matar de novo.
Com Molly correndo perigo e sem poder ser visto e ouvido, Sam tem a sorte de esbarrar na rua com Oda Mae Brown (Whoopi Goldberg), vigarista que se faz de clarividente. Só que ela consegue ver e ouvir Sam. Contrariada, Oda acaba se comovendo com a história de Sam e junta-se a ele para tentar salvar Molly.
Com diversas surpresas e cenas românticas de bom gosto, Ghost nos deixa pregados à poltrona. A cena em que Sam “incorpora” em Oda para poder abraçar e ser tocado por Molly é das mais bonitas do cinema.
A trilha sonora com a música “Unchained Melody” também fez muito sucesso.
Acima de tudo, Ghost é um filme correto do ponto de vista espiritual. A confusão de uma alma após a morte do corpo físico, sua incapacidade de comunicação com a maioria dos seres encarnados, seu descanso só após resolver questões inacabadas..isto nos faz refletir sobre o enunciado que diz que o verdadeiro amor não morre nunca, sobrevive até ao corpo físico.
DVD. 1990. 127 minutos.