Filmes de qualidade ligados à magia e ao sobrenatural, que nos façam refletir e sonhar.
Bem-vindo à seção Vídeo Zen. Todo mês, dicas transcendentais de filmes em VHS e DVD pra você se abastecer em sua locadora favorita.

ERIK O VIKING

Uma das poucas coisas que se conhece da mitologia nórdica é que existe um Deus chamado Thor, cujo martelo desfere raios poderosos. Assistir "Erik o Viking" é uma boa maneira de corrigir o erro e entrar em contato com lendas, superstições e histórias de rara beleza dos antigos povos escandinavos que habitavam países hoje conhecidos como Dinamarca, Noruega, Suécia e Islândia.
Também é um convite à muitas risadas, já que o filme foi dirigido por um ex-integrante do irreverente grupo inglês Monty Python.

Tudo começa quando Erik, um viking de bom coração, acidentalmente mata uma aldeã numa tentativa de salvá-la de seus coléricos companheiros.
Reflexivo, dado a devaneios, Erik questiona se a origem da maldade desmedida de seus companheiros não se deveria à falta de sol, pois em seus territórios os vikings nada mais viam que céu cinzento e escuridão. Reunindo um grupo de bravos, amalucados e irreverentes exploradores que pensam parecido, ou mesmo que desejam apenas novas aventuras, Erik comanda uma insólita expedição em busca do sol e de Asgard, morada dos deuses, dos quais espera respostas sobre o verdadeiro significado da vida.
Em Niffleheim, morada dos mortos, Erik espera também reaver a mulher a quem matou sem querer, e pedir o seu perdão.
Na jornada, repleta de desafios, Erik deve alcançar a ponte Bifrost, feita de arco-íris, único acesso à morada dos deuses Asgard que consiste em palácios de ouro e prata.
O Valhala é o mais belo deles, sendo moradia do deus Odin, senhor de todos os deuses, a quem se atribui a invenção dos caracteres rúnicos. Passando maus bocados, mas sempre animado pela busca da verdade, Erik e seus companheiros logram vencer a temível serpente Nidgard e a descrença e rebeldia dos próprios companheiros para chegar até à presença dos deuses em busca de explicações.
Este encontro é surpreendente, sendo um dos pontos altos do filme. Trata-se de um grande filme estranhamente ignorado pelos cinemas e pela crítica.
Contando com o ator americano Tim Robbins como Erik, e com outros ex-integrantes do Monty Python como Eric Idle e John Cleese, "Erik o Viking" é uma grande pedida em sua locadora.
Direção de Terry Jones.1989.
Em VHS e DVD. 104 minutos.