Filmes de qualidade ligados à magia e ao sobrenatural, que nos façam refletir e sonhar.
Bem-vindo à seção Vídeo Zen. Todo mês, dicas transcendentais de filmes em VHS e DVD pra você se abastecer em sua locadora favorita.

COCOON

O dramaturgo irlandês Oscar Wilde, que viveu no final do século XIX, já dizia que “Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe”. Este filme trata do poder de ser jovem não importando a idade cronológica. No início, os protagonistas apenas existem, tentando envelhecer com dignidade e sem grandes reflexões num asilo da Flórida. Tudo muda quando três velhinhos cansados da rotina descobrem uma piscina abandonada nas vizinhanças. Após se divertirem na piscina, os três, liderados por Arthur (Don Ameche que venceu o Oscar por sua atuação nesse filme) passam a se sentir diferentes, com muito mais energia e vontade de fazer as coisas. Rejuvenescidos, redescobrem o prazer de viver, dançar, fazer amor causando muita confusão entre seus parentes e principalmente com seus colegas de asilo.
A causa do seu bem-estar reside nos cocoons (casulos) que se encontram depositados no fundo da piscina. Na verdade, eles abrigam seres extra-terrestres em estado de hibernação aguardando resgate do seu povo. Quando o resgate chega, os Ets assumem forma humana e travam contato com os velhinhos, que não desejam perder sua “fonte de juventude”. Enquanto negocia com os Ets, Arthur tenta desesperadamente convencer seus colegas dos benefícios de se nadar nessa piscina, mas alguns já abandonaram qualquer expectativa de felicidade, premidos por doenças e desilusões, como é o caso de Alma (Jessica Tandy, Oscar por Conduzindo Miss Daisy). Jack (Steve Guttenberg) é um jovem humano, capitão de uma traineira, contratado pelos seres espaciais para tirar os casulos da piscina. Ele se vê envolvido com o drama dos velhinhos, tendo também que lidar também com seus próprios sentimentos ao se apaixonar por uma extra-terrestre chamada Kitty (Tahnee Welch, filha de Rachel Welch). Com roteiro original e cativante e muitos momentos cômicos entremeados aos dramáticos, Cocoon questiona a visão que mostra a juventude apenas como premissa de idade. O filme mostra que ela é realmente muito mais um estado de espírito do que outra coisa. Que, não importa a idade, a alegria de viver é o remédio para todos os males.  
117 min. DVD. 1985