Filmes de qualidade ligados à magia e ao sobrenatural, que nos façam refletir e sonhar.
Bem-vindo à seção Vídeo Zen. Todo mês, dicas transcendentais de filmes em VHS e DVD pra você se abastecer em sua locadora favorita.

O Mahabharata

Quem gosta da Índia, sua filosofia e costumes, vai se encantar com este filme que adaptou para a tela, com sucesso, um dos mais famosos e longos poemas épicos do mundo.
Diz-se que tem 15 vêzes a extensão da Bíblia
. Uma das grandes obras da literatura mundial, o Mahabharata conta a história de divindades, reis e da criação do mundo, do ponto de vista do hinduísmo.
Mahabharata quer dizer 'Grande história dos Bharata", nome que deriva do lendário primeiro rei da Índia.
Tudo começa quando um velho sábio e poeta chamado Vyasa encontra um jovem príncipe e lhe pede que ouça sua história

O príncipe revela ser Ganesha, o deus de corpo humano e cabeça de elefante, que então começa a anotar tudo o que Vyasa lhe diz.

Vyasa fala da criação da humanidade, da vinda de Krishna à Terra - episódio retratado no poema Baghava-Githa - como manifestação do deus Vishnu, da guerra entre os primos Pandava e Kauravasda, e de inúmeras divindades e seres em sua luta com as paixões e os sentidos.
O filme foi muito feliz ao retratar lendas e estórias milenares resultantes de uma tradição que ainda é preservada na Índia atual, a dos contadores de história.
O modo de vida, a busca da iluminação, a ilusão dos sentidos, a presença dos deuses entre os humanos, a crença no karma e no dharma.
Tudo está lá, em interpretações vigorosas de um elenco bem heterogêneo: atores e atrizes de 42 países foram selecionados por Peter Brook, renomado teatrólogo, diretor da Royal Shakespeare Company.
Brook, que já filmou "O Senhor das Moscas" e "Marat/Sade", uniu-se a outro admirador da cultura indiana: Jean-Claude Carriére, renomado roteirista francês, que assinou textos para filmes de Luis Buñuel, Jacques Tati e Godard.

São quase 5 horas de filme, que passam sem que você perceba, tamanha a beleza das estórias, cenários e interpretações.
O DVD ainda traz 55 minutos do making of do filme.

1990. DVD. 330 minutos.