Filmes de qualidade ligados à magia e ao sobrenatural, que nos façam refletir e sonhar.
Bem-vindo à seção Vídeo Zen. Todo mês, dicas transcendentais de filmes em VHS e DVD pra você se abastecer em sua locadora favorita.

Koyaanisqatsi Life Out Balance


A sensação de que a vida moderna e civilizada cada vez mais contribui para afastar o ser humano do seu rumo interior levou o estudioso do zen-budismo e cineasta amador Godfrey Reggio a filmar durante sete anos estados da vida que, imperceptíveis à cegueira tecnológica do ser humano, tentam explicar por que nossas vidas estão fora do rumo.
Sem roteiro e com orçamento limitado, a idéia de fazer um documentário que expusesse os problemas modernos só com música e imagem atraiu o apoio de cineastas de peso como Coppola e
George Lucas, o que garantiu a qualidade das imagens e maior fidelidade às idéias originai
s.

Não há diálogos nem narrativa durante o filme, recursos deliberados para chamar nossa atenção para coisas que vemos todos os dias mas sem que as enxerguemos em seu significado mais profundo.

Filme em formato documentário, experimental, Koyaanisqatsi tem imagens de desertos, mares, montanhas, de grandes cidades durante o dia e durante a noite.
Às vezes, uma imagem é repetida várias vezes, outras não duram mais que 1 segundo.
O propósito é chamar nossa atenção para um ritmo diferente de vida, um ritmo onde talvez nos sentíssemos mais à vontade e menos ansiosos. Outra grande atração do filme é a trilha sonora composta por
Philip Glass.
Integrando-se às cenas, a música ora é meditativa, ora angustiada.
O sucesso do filme foi tal que gerou uma trilogia, completada com Powaqqatsi (1988) e depois com
Nagoyqatsi (2002)
.
Koyaanisqatsi, que no dialeto da tribo Apache Hopi significa "vida em desequilíbrio", proporciona a chance de ver uma experiência fora do comum em cinema.
Não é um filme fácil, não é dividido em atos, nem existem heróis nem vilões.
O grande protagonista deste filme é o espectador cuja mente será forçada a investigar o significado de tudo o que nos cerca.
1983
87 minutos - VHS.