O CAMINHO DE SANTIAGO
Após a dispersão dos apóstolos, Tiago Maior dirigiu-se à Galícia, Espanha, para pregar a mensagem do Senhor. Suas peregrinações deram origem ao Caminho de Santiago, uma rota que se tornou bastante popular entre fiéis na Idade Média, e cujo apelo místico e religioso persiste até hoje e não pára de crescer. São centenas de quilômetros cortando riachos, pontes rústicas, castelos, mosteiros, antigas cidades fortificadas, albergues e catedrais góticas. Nesta autêntica viagem no tempo, é possível não apenas sentir o sabor dos costumes e tradições medievais como também empreender uma jornada rumo à própria sabedoria interior pois, como diz a tradição, mensagens, sinais e experiências místicas aguardam todo aquele que se aventurar a percorrer o caminho.

Catedral de Santiago de Compostela
Como chegar
Existem diversas opções para se chegar até o início do Caminho, algumas inclusive saindo da França. Para nós brasileiros, o mais indicado é começar a aventura a partir de Roncesvalles, cidade da Espanha. São apenas 3 etapas desde o Brasil: 1ª - Passagem aérea Madrid ida-e-volta 2ª - Em Madrid, trem, ônibus ou avião para Pamplona. 3ª - De Pamplona, ônibus ou táxi para Roncesvalles
Vistos e Passaporte
A Espanha não exige que se tire visto para permanências inferiores a 90 dias.
Idioma
Além do espanhol, na Espanha fala-se também catalão, galego e basco.
Moeda
A moeda espanhola é o Euro

Os principias gastos:
-
1 passagem aérea ida-e-volta para Madrid U$ 820
- Hospedagem, Transporte e Alimentação por cerca de 35 dias (o tempo médio em que se percorre a trilha a pé) U$ 900
- Imprevistos e diversos (filmes, lembranças, doações, dias a mais)U$ 200
Total aproximado da aventura: R$ 6.800,00

Dica: Não troque todo o dinheiro de uma vez. Há muitos bancos ao longo do Caminho. Você poderá trocar seus dólares e travellers cheks por pesetas aos poucos, assim como retirar dinheiro por meio de cartão de crédito.

Galícia - Espanha

Percorrendo o caminho
A maioria dos turistas ou melhor, "modernos peregrinos", trilha o Caminho a pé, mas há quem prefira ir a cavalo ou de bicicleta.
São cerca de 741 km pelo interior da Espanha, saindo de Roncesvalles até a cidade de Compostela, onde ficam os restos mortais de São Tiago.
O nome Compostela vem de "Campus Stellae", ou Campo da Estrela, cuja luz, de acordo com a lenda, iluminava o local do sepulcro.

Preparação física

Percorrer setecentos quilômetros de uma trilha irregular com muitas subidas e descidas exige um certo preparo.
Por isso, é conveniente, antes da viagem, habituar-se a pequenas caminhadas diárias num ritmo sempre crescente. Qualquer atividade extra como aeróbica ou natação também são bem-vindas. Não deixe de fazer um chek-up nem de pedir orientação ao seu médico.

Equipamento Básico

-Mapa ou Guia do Caminho
- Mochila anatômica para longas caminhadas.
Não entulhe demais.
Coloque só o necessário em roupas e higiene pessoal.
- Diversas camisetas com mangas curtas e compridas.
- 1 agasalho, pois à noite pode esfriar.
- Saco de dormir.
- Bota de trekking ou se preferir, tênis.
- Boné ou chapéu para se proteger do sol.
- Vários pares de meias, grossas e finas.
- Toalhas de banho e de rosto.
- Cantil de no mínimo 1 litro.
- Capa de chuva.
- Cajado. Mesmo se você tem menos de 40 anos.
Facilita a caminhada, sobretudo nas subidas, e poupa seus joelhos.
Além, claro, de te proporcionar uma "persona" de peregrino.
- Máquina fotográfica (com quilos de filmes reserva) ou filmadora (com 1 ou 2 baterias reservas). É claro! Você vai querer depois reviver com os amigos e familiares todas as emoções!
Para recarregar, as instalações elétricas são de 220 volts.

Melhor época
Procure planejar sua viagem nos mêses que vão de abril a outubro, período de Primavera e Verão na Europa, com temperaturas oscilando entre 7° a 30°. No inverno, é totalmente desaconselhável, pois a neve cobre o caminho, o frio é intenso podendo chegar a abaixo de zero, e a aventura se torna então arriscada.
Credencial do Peregrino e Compostelana
Não adianta planejar meticulosamente a viagem se você não possuir a Credencial do Peregrino.
Remontando ao tradicional salvo-conduto que na Idade Média garantia a segurança dos viajantes, a Credencial permite que você tenha acesso à hospitalidade dos albergues gratuitos espalhados pelo Caminho.
A cada albergue, sua credencial é carimbada como um autêntico passaporte.
Você pode obter sua credencial ainda no Brasil, entrando em contato com as seguintes associações:
- Associação dos Amigos e Confrades do Caminho de Santiago - SP Tel: 11-6959-6107
- Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago - RJ Tel: 21-491-5285 Ao final do Caminho, você pode solicitar a "Compostelana", um certificado de conclusão do Caminho dado a todos os que o percorreram com espírito cristão.
Basta se dirigir à Oficina de Peregrinos da Catedral de Santiago. A única exigência é ter percorrido os últimos 100 quilômetros a pé ou a cavalo, e os últimos 200 de bicicleta.

Setas
Por todo o percurso, as setas amarelas o ajudarão a se manter no Caminho. Mesmo contando com o mapa, elas funcionam como uma confirmação de que você está dentro da rota. Além das setas, outra atração são os azulejos azuis e amarelos em forma de estrêla.



Vista da Cidade deSsantiago de Compostela
Dicas

- Muitos refúgios e instituições religiosas ao longo do Caminho pedem pequenas doações. Separe sempre umas moedinhas para esta finalidade.
- Não conte sempre com bares e albergues para comer. Muitas vezes, você estará distante deles. A cada parada, procure se reabastecer com provisões leves: água, sanduíches, frutas.