Projeciologia
Projeciologia é a ciência que estuda a projeção da consciência para fora do corpo humano, ou o terceiro estado consciencial, o projetivo. É uma das 70 especialidades da Conscienciologia. Possibilita a verificação prática das verdades relativas de ponta estudadas pelo paradigma consciencial. A Projeciologia permite a autoconscientização e a lucidez multidimensional das consciências intrafísicas e a comprovação insubstituível da realidade consciencial. Permite a constatação inequívoca da realidade multiveicular da consciência e propicia a auto-pesquisa de modo universalista, integral e multisserial. A capacidade de projeção é fisiológica, ocorre freqüentemente com todos os seres humanos e é uma tendência evolutiva. Desde a Antigüidade tem sido relatada por personalidades diversas.Pela prospectiva, a projeção humana será utilizada amplamente na sociedade intrafísica, de modo natural. Através da Projeciologia, pela primeira vez, a multidimensionalidade é abordada cientificamente.
Captação de idéias originais.
A projeção da consciência não deve ser confundida com os sonhos, pois estes ocorrem na dimensão intrafísica. Embora sendo inconscientes, os sonhos são promovidos pelo cérebro físico, no corpo físico, com os outros veículos de manifestação o psicossoma e o mentalsoma encaixados, coincidentes. As projeções conscientes são o resultado do desprendimento do psicossoma, o corpo das emoções ou do mentalsoma, o corpo do discernimento, mais evoluído. Há os sonhos lúcidos, ou projeções semi-conscientes, onde a consciência encontra-se com um nivel de lucidez ainda baixo, mas já em descoincidência, isto é, manifestando-se fora do corpo físico.
As projeções conscientes são ferramentas importantes para a captação de idéias originais nas pesquisas conscienciológicas. A maioria dos cientistas, por exemplo, ao longo da história, atribui suas idéias geniais a sonhos. Todas as evidências e o raciocínio lógico nos levam a deduzir que tais informações são fruto de experiências vividas em dimensões extrafísicas ou obtidas por telepatia ou conscienciês através de consciências mais evoluídas de outras dimensões.
Autopesquisa: Através da autopesquisa o conscienciológo aos poucos constrói as bases de sua jornada evolutiva , rumo ao completismo existencial (compléxis). A autopesquisa, dentro do paradigma consciencial, otimiza o autoconhecimento, revelando com o tempo a realidade multidimensional e multisserial do pesquisador.
Propicia o reconhecimento de sua procedência extrafísica, a recuperação de unidades lucidez (cons) e a retomada de suas tarefas prioritárias na atual existência intrafísica.
A autopesquisa maximiza os esforços de pesquisador pois promove sua auto-evolução ao mesmo tempo em que amadurece o conhecimento para a hetero-assistência através da tarefa do esclarecimento (tares).
Favorece a utilização máxima dos atributos conscienciais magnos da consciência em prol do auto-enfrentamento, da auto-superação e da auto-evolução lúcida.
(Fonte: Vieira, Waldo; Projeciologia: Panorama das Experiências para Fora do Corpo Humano; 4ª ed.; Rio de Janeiro, RJ; IIPC - Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia; 1999).
Waldo Vieira
Waldo Vieira: Pós-graduado em Plástica e Cosmética, em Tóquio (Japão), pesquisador independente e propositor das ciências Projeciologia e Conscienciologia, autor de três tratados, mais de vinte livros e centenas de artigos, membro da Society for Psychical Research, de Londres (Reino Unido), e da American Society for Psychical Research, de Nova Iorque (Estados Unidos), co-fundador do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC), Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), International Academy of the Consciousness (IAC), Associação Internacional para Evolução da Consciência (ARACÊ), Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC) e Associação Internacional de Inversão Existencial (ASSINVÉXIS). Foi o mais conhecido médium parceiro de Chico Xavier. Hoje é o mais conhecido dissidente espírita e pesquisador brasileiro da Projeção da consciência.