METAFÍSICA

É a parte da Filosofia que sistematiza os princípios e teorias racionais da realidade transcendente do Universo.

Seu estudo se divide em: Ontologia que é a doutrina filosófica que sintetiza o conhecimento ao ser como fonte da realidade; e a Cosmologia que reúne as teses especulativas sobre a origem e formação dos mundos.

A Metafísica nasceu na obra de Aristóteles,
século IV A.C.
e uqe se chamou também Filosofia Primeira.

A primeira pergunta dos filósofos foi:" Existe alguma coisa de permanente por trás das mudanças contínuas, dos fenômenos cambiantes da natureza, ou existe este devenir, este passar de todas as coisas?"
O segundo questionamento: "Há uma única verdade fundamental?"
E assim, Aristóteles, Platão, Spinoza,Tales, Descartes, foram emitindo seus conceitos e vários ramos da filosofia encontraram seguidores: monismo ou pluralismo, mecanicistas, teologistas.
As doutrinas filosóficas antigas e as anteriores à Kant, na época moderna, se limitavam a fazer considerações sobre o ser em geral, criando visões racionais do mundo. Kant introduziu a reflexão no estudo dos problemas relativos ao conhecimento.
Estudantes, iniciados, adeptos, todos os que buscam a sabedoria, encontram na Metafísica o pensamento dos filósofos ao longo dos séculos, com questionamentos de interesse perene e teses filosóficas de posicionamento do ser perante a grandiosidade da criação.