SONHOS: MODO DE EXPRESSÃO DO INCONSCIENTE

Os sonhos têm uma importância fundamental para a vida de qualquer pessoa: são equilibradores e agentes de transformação e defesa. Os sonhos mostram o aspecto inconsciente de um acontecimento. Objetos ou idéias comuns podem adquirir uma significação psíquica tão poderosa que nos perturbe ao acordarmos, embora tenhamos sonhado coisas aparentemente "banais".
Os sonhos têm função de previsão: algumas vezes podem revelar certas situações muito antes delas realmente acontecerem.
Muitas crises de nossa vida têm uma longa história inconsciente: o que deixamos de ver é captado pelo inconsciente que pode transmitir a informação através de sonhos.
Os sonhos podem ser também preparatórios, anunciando e ajudando a introdução de uma nova fase na vida da pessoa.
Um dos símbolos oníricos que exprime com mais freqüência este tipo de situação é o pássaro; símbolos sagrados como a cruz, o caldeirão, a espada ou o anel também aparecem nesta fase.
Uma época de transformação interna geralmente está assinalada com um ou mais sonhos.
Didaticamente dividimos os sonhos em pequenos ou grandes, recorrentes, pessoais ou coletivos.
Os pequenos tem a ver com fatos do nosso dia a dia , preocupações, festas ou detalhes cotidianos.
Os grandes são sonhos raros, aonde um tema de peso aparece, impressionando a pessoa.
São vívidos, fáceis de lembrar e geralmente acontecem em épocas de mudança ou crise.
Sonhos recorrentes são os que se repetem várias vezes, indicando seja um trauma ou um problema não resolvido (necessitando atenção e cuidado), seja uma previsão.
Os sonhos pessoais dizem respeito à vida da pessoa que teve o sonho. Já os sonhos coletivos dizem respeito à uma comunidade. Exemplo: o sonho bíblico das 7 vacas magras e das 7 vacas gordas, falando do período de prosperidade do Egito durante 7 anos, seguido de 7 anos de escassez.
Através de todo o processo de interpretação dos sonhos, temos de levar em conta a pessoa que teve o sonho. Ela vai usar uma linguagem própria, escolher os símbolos significativos para ela, vai "falar" através do sonho. Por isso, não podemos generalizar e dizer "sonhar com cobra é perigo" porque vai depender do que significa a cobra para aquela pessoa em particular.
Para interpretar sonhos precisamos conhecer, por um lado, os significados usuais do símbolo, e por outro, o que ele significa para aquela pessoa que sonhou. No exemplo da cobra, podemos dizer que cobra é símbolo de sabedoria, de transformação, do mal.
E para o sonhador, significa o que? Além do mais, é preciso ver o sonho como um todo, saber quais as sensações subjetivas (agradáveis ou não) que ele provocou e, muito importante, o modo como o sonho se resolve, como termina, se há ou não uma boa conclusão e porquê; tudo isso nos ajudará a fazer um retrato da situação que o sonho evocou.
Adriana Gaia