A Estrutura Dinâmica da Psique

O psiquismo humano, como tudo, é uma totalidade bipolar, composto da consciência e do inconsciente. Consciência: o que é veiculado pelo nosso ego (pessoa); o que se vê, o que se enxerga, o que se conhece; é a manifestação de nossa individualidade encarnada, o ponto de contato com o Si-Mesmo (inconsciente, interior).
"Teoricamente é impossível fixar limites no campo da consciência, uma vez que ela pode estender-se indefinidamente.
Ele, porém, atinge seus limites, ao atingir o desconhecido.

" Inconsciente:
constituído por tudo aquilo que ignoramos, por aquilo que não tem qualquer relação com o eu; o desconhecido divide-se em dois grupos de objetos: os que são exteriores e que seriam acessíveis pelos sentidos; e os dados interiores que seriam o objeto da experiência imediata.
O primeiro grupo constitui o desconhecido do mundo exterior; o segundo, o desconhecido do mundo interior: chamamos inconsciente a este último campo."

"Tudo o que conheço, mas não penso num dado momento, tudo aquilo de que já tive consciência mas esqueci, tudo o que foi percebido por meus sentidos e meu espírito consciente não registrou, tudo o que involuntariamente e sem prestar atenção, sinto, penso, relembro, desejo e faço, todo o futuro que se prepara em mim e que só mais tarde se tornará consciente, tudo isso é conteúdo do inconsciente."
A esse conteúdo se acrescentam as representações ou impressões penosas mais ou menos intencionalmente reprimidas: chamo de inconsciente pessoal ao conjunto de todos esses conteúdos.
Mais além disso encontramostambém no inconsciente propriedades que não foram adquiridas individualmente, foram herdadas, assim como os instintos e os impulsos que levam à execução de ações comandadas por uma necessidade, mas não por uma motivação consciente.
Neste camada mais profunda encontramos os arquétipos.
Os instintos e os arquétipos constituem juntos o inconsciente coletivo (conteúdos universais).
Os conteúdos do inconsciente pessoal são parte integrante da personalidade individual e poderiam ser conscientes.
Os conteúdos do inconsciente
coletivo constituem como que uma "condição ou base da psique em si mesma", condição onipresente, imutável, idêntica a si própria em toda parte.

A Estrutura da Psique:
Consciência ------------------------------ego
---------------------------------------------------
Inconsciente -----------------------
Persona
----------------------------------------------Sombra ------------------------------------Animus/Anima ------------------------------------------------Self

Ego: a pessoa, o "pequeno eu"
Persona
: os diferentes papéis ou máscaras usados no contato com o exterior
Sombra: o desconhecido que habita dentro de cada um
Anima: o feminino inconsciente do homem
Animus: o masculino inconsciente da mulher
Self: o Ser Real, a essência de cada um, o Eu

Adriana Gaia